Ensino Médio Integrado

Cursos: Ensino Médio e Técnico em Informática para Internet
Clientela: Alunos concluintes do Ensino fundamenal
Perfil do Ensino Médio
Clientela: alunos concluintes do ensino fundamental.

PERFIL

O TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET é o profissional que desenvolve programas de computador para Internet, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ferramentas de desenvolvimento de sistemas para construir soluções que auxiliam o processo de criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio e marketing eletrônicos. Desenvolve e realiza a manutenção de sítios e portais na Internet e intranet.

MERCADO DE TRABALHO

Instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandem programação de computadores para internet
Ao concluir os módulos I, II e III, o TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET deverá ter construído as seguintes competências:

• identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
• instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e software;
• identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e software avaliando seus efeitos;
• analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
• selecionar programas de aplicação a partir de avaliação das necessidades do usuário;
• desenvolver algoritmos por meio de divisão modular e refinamentos sucessivos;
• selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
• aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de websites;
• identificar arquiteturas de redes;
• identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de Internet;
• identificar os serviços de administração de sistemas operacionais para Internet;
• identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;
• organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos de websites;
• avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico aos usuários;
• executar ações de treinamento e de suporte técnico.

 Ao final do Ensino Médio, espera-se que: 

O aluno concluinte  esteja preparado para exercer ativa e solidariamente a sua cidadania, dar prosseguimento a seus estudos em diferentes níveis e atuar no mundo do trabalho, demonstrando, para isso, que é capaz de:

  1. dominar basicamente a norma culta da língua portuguesa e saber usar as diferentes linguagens para se expressar e se comunicar (Dominar Linguagens – DL);
  2. construir e aplicar conceitos das diferentes áreas do conhecimento de modo a investigar e compreender a realidade (Compreender Fenômenos – CF);
  3. selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações, trabalhando-os contextualizadamente para enfrentar situações-problema e tomar decisões (Resolução de Problemas – RP);
  4. organizar informações e conhecimentos disponíveis de forma a argumentar consistentemente (Construir Argumentos – CA);
  5. recorrer a conhecimentos desenvolvidos para elaborar propostas de intervenção solidária na realidade (Elaborar Propostas – EP).